Nos últimos anos, a evolução tecnológica trouxe grandes mudanças para a construção profissional. Com isso, a saúde passou a se adaptar as inovações dentro deste universo de modernidade para os instrumentos utilizados antes, durante e pós cirurgia. Nas cirurgias, por exemplo, surgiram novos aparelhos e instrumentos que contribuíram para evolução e facilidade durante os procedimentos. E é aí que entra o Instrumentador Cirúrgico.
O Instrumentador Cirúrgico exerce papel fundamental na área da saúde por colaborar com o menor tempo anestésico cirúrgico e na prevenção de complicações cirúrgicas, resultando em menos tempo de hospitalização do paciente. Dessa forma, este profissional tem como função auxiliar a equipe médica durante a cirurgia com os instrumentos que serão utilizados, contribuindo também, para melhor atuação de todos os outros profissionais envolvidos.
O profissional desta área tem suas atividades sob a supervisão do enfermeiro, podendo atuar em: centro cirúrgico, centro obstétrico, sala de recuperação anestésica, central de material e esterilização de hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica e empresas fornecedoras de instrumentais consignados, procedimentos cirúrgicos de urgência, emergências e eletivos, interagindo com os demais profissionais de saúde.
A média salarial para Instrumentador Cirúrgico no Brasil é de R$ 2.316,00, mas varia dependendo da Instituição trabalhada.
✅ Duração: 11 meses (com estágio)
📅 Aulas as Terças
🕘 Turma: Terça: 19h às 21:45
📝 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA: Coren ,RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, 2 fotos 3×4, Certificado Escolar Autenticado ou Declaração Escolar (caso esteja concluindo o Ensino Médio), Carteira de Vacinação.